Episódio 024

DevOps: uma introdução

DevOps nasceu como um movimento cultural e hoje está em todas as partes: fornecedores vendem ferramentas DevOps e há vagas para profissionais "DevOps". Nesse episódio discutimos a história desse movimento e a sua influência no mercado de tecnologia.

Gravado em 16/08/2018

Resumo

DevOps é, de acordo com Stephen Nelson-Smith, um “movimento de pessoas que pensam que é hora de mudança para a indústria de TI - hora de parar com o desperdício de dinheiro, hora de começar a entregar software excelente e para construir sistemas que escalam e duram”.

E o que nasceu como um movimento cultural, virou sinônimo de ferramentas e cargos: fornecedores vendem soluções DevOps e há vagas para profissionais “DevOps”. Nesse episódio, discutimos o que é o DevOps, sua história e a sua influência no mercado de tecnologia.

Recomendações

Créditos dos arquivos audiovisuais

Sobre

O podcast 10deploys foi uma ideia do Fernando Ike (ops), que convidou Eriksen Costa (dev) para gravar um primeiro episódio e ver no que daria. Inicialmente chamado Na Estrada DevOps, o podcast é uma conversa quase formal. Poderia ser descrito como uma gravação de uma conversa qualquer que os apresentadores tem, rotineiramente, entre si.

Fernando Ike

Fernando Ike é DevOps Engineer na QuintoAndar, startup que ajuda as pessoas a alugarem apartamento com rapidez e segurança em São Paulo. Possui mais de 20 anos de experiência, já foi Administrador de Sistemas e Gestor de TI em empresas públicas e privadas, liderando transformações ágeis. Também organiza o Meetup Docker São Paulo.

Eriksen Costa

Eriksen Costa é Especialista em TI na Easy, solução de mobilidade urbana presente em 12 países da América Latina. Como desenvolvedor de software com mais de 10 anos de experiência, ajudou times e organizações a reduzirem o tempo ao mercado, mesclando práticas do Lean, das metodologias ágeis, do Continuous Delivery e do movimento DevOps.