Episódio 013

Infraestrutura como Código

Infraestrutura como código é uma das bases para a implantação da cultura DevOps em uma organização. Diego Morales (Stone Pagamentos) e Guto Carvalho (Instruct) contam as vantagens de ter uma infraestrutura como código e também como começar a organizá-la.

Gravado em 05/11/2017

Resumo

Infraestrutura como código é uma das bases para a implantação da cultura DevOps em uma organização. Não há DevOps sem controle de versão pra infraestrutura. Essa é a base para todas as outras práticas: assim como software, a infraestrutura deve poder ser construída a partir do código fonte e ser tratada como se fosse uma aplicação.

Diego Morales (Stone Pagamentos) e Guto Carvalho (Instruct) contam as vantagens de ter uma infraestrutura como código e também como começar a organizá-la.

Convidados

Diego Morales

Diego Morales é Líder Técnico em Infraestrutura na Stone Pagamentos. Possui mais de 15 anos de experiência na definição de soluções de infraestrutura em pequenas e grandes empresas. É organizador do Meetup DevOps Carioca.

Guto Carvalho

Guto Carvalho é CTO na Instruct, atuando como arquiteto e líder de times de automação e desenvolvimento de infraestrutura. Tem mais de 17 anos de experiência em gestão de infraestruturas governamentais e privadas.

Créditos dos arquivos audiovisuais

Sobre

O podcast 10deploys foi uma ideia do Fernando Ike (ops), que convidou Eriksen Costa (dev) para gravar um primeiro episódio e ver no que daria. Inicialmente chamado Na Estrada DevOps, o podcast é uma conversa quase formal. Poderia ser descrito como uma gravação de uma conversa qualquer que os apresentadores tem, rotineiramente, entre si.

Fernando Ike

Fernando Ike é DevOps Engineer na QuintoAndar, startup que ajuda as pessoas a alugarem apartamento com rapidez e segurança em São Paulo. Possui mais de 20 anos de experiência, já foi Administrador de Sistemas e Gestor de TI em empresas públicas e privadas, liderando transformações ágeis. Também organiza o Meetup Docker São Paulo.

Eriksen Costa

Eriksen Costa é Especialista em TI na Easy, solução de mobilidade urbana presente em 12 países da América Latina. Como desenvolvedor de software com mais de 10 anos de experiência, ajudou times e organizações a reduzirem o tempo ao mercado, mesclando práticas do Lean, das metodologias ágeis, do Continuous Delivery e do movimento DevOps.