Episódio 019

Site Reliability Engineering no Google

SRE é uma disciplina que incorpora aspectos de engenharia de software à operação de TI. Para uns, é uma implementação específica de DevOps. Yves Junqueira explica como SRE muda a operação de TI, compartilhando o que viu em seus 10 anos no Google.

Gravado em 15/03/2018

Resumo

Site Reliability Engineering (SRE) é uma disciplina nascida no Google que incorpora aspectos de engenharia de software à operação de TI. Benjamin Treynor Sloss, VP de Engenharia do Google e criador do termo diz que confiabilidade (reliability) é a característica mais fundamental de um produto: um sistema não é muito útil se ninguém consegue usá-lo.

SRE é uma disciplina ampla que nasceu em um momento de rápida evolução dos web services onde suas práticas devem, em parte, às peculiaridades da infraestrutura do Google. Para uns, é uma implementação específica de DevOps. Yves Junqueira trabalhou por 10 anos como Site Reliability Engineer no Google e compartilha sua experiência.

Convidado

Yves Junqueira

Yves Junqueira foi SRE no Google por quase 10 anos. Antes disso, trabalhou em empresas de hosting, no governo federal em Brasília e na fábrica de biscoitos Mabel. Atualmente mora em Seattle nos EUA e ajuda a acelerar a infra de times de desenvolvimento.

Referências

Créditos dos arquivos audiovisuais

Sobre

O podcast 10deploys foi uma ideia do Fernando Ike (ops), que convidou Eriksen Costa (dev) para gravar um primeiro episódio e ver no que daria. Inicialmente chamado Na Estrada DevOps, o podcast é uma conversa quase formal. Poderia ser descrito como uma gravação de uma conversa qualquer que os apresentadores tem, rotineiramente, entre si.

Fernando Ike

Fernando Ike é CTO na Nuveo, startup que ajuda empresas a analisar documentos de forma automatizada via Inteligência Artificial. Possui mais de 20 anos de experiência, já foi Administrador de Sistemas e Gestor de TI em empresas públicas e privadas, liderando transformações ágeis. Também organiza o Meetup Docker São Paulo.

Eriksen Costa

Eriksen Costa é Gerente de Desenvolvimento na Cabify, solução de mobilidade urbana presente em 12 países. Como desenvolvedor de software com mais de 10 anos de experiência, ajudou times e organizações a reduzirem o tempo ao mercado, mesclando práticas do Lean, das metodologias ágeis, do Continuous Delivery e do movimento DevOps.