Episódio 017

Infraestrutura imutável

Infraestrutura imutável é uma forma de conceber a infraestrutura que provê estabilidade, eficiência e fidelidade usando o conceito de imutabilidade. Fernando Ike explica as vantagens e as características dessa forma de gerir a infraestrutura.

Gravado em 18/01/2018

Resumo

Infraestrutura imutável é uma forma de conceber a infraestrutura que provê estabilidade, eficiência e fidelidade para as aplicações através do uso extensivo de automação. A ideia básica é que você cria e opera a sua infraestrutura usando o conceito de imutabilidade: uma vez que você instancia alguma coisa, você nunca mais a altera. Ao invés disso, você aplica mudanças substituindo-a com outra instância.

Esse episódio é uma prévia da palestra que o Fernando Ike dará no Agile Trends 2018 (28/03).

Por fim, também anunciamos o fim do podcast Na Estrada DevOps!

Recomendações

Créditos dos arquivos audiovisuais

Sobre

O podcast 10deploys foi uma ideia do Fernando Ike (ops), que convidou Eriksen Costa (dev) para gravar um primeiro episódio e ver no que daria. Inicialmente chamado Na Estrada DevOps, o podcast é uma conversa quase formal. Poderia ser descrito como uma gravação de uma conversa qualquer que os apresentadores tem, rotineiramente, entre si.

Fernando Ike

Fernando Ike é CTO na Nuveo, startup que ajuda empresas a analisar documentos de forma automatizada via Inteligência Artificial. Possui mais de 20 anos de experiência, já foi Administrador de Sistemas e Gestor de TI em empresas públicas e privadas, liderando transformações ágeis. Também organiza o Meetup Docker São Paulo.

Eriksen Costa

Eriksen Costa é Gerente de Desenvolvimento na Cabify, solução de mobilidade urbana presente em 12 países. Como desenvolvedor de software com mais de 10 anos de experiência, ajudou times e organizações a reduzirem o tempo ao mercado, mesclando práticas do Lean, das metodologias ágeis, do Continuous Delivery e do movimento DevOps.