Episódio 005

DevOps no governo, faz sentido?

Instituições públicas são conhecidas por serem burocráticas e lentas. É possível aplicar a cultura DevOps nesse contexto? Adriano Vieira (Dataprev), Eduardo Santos (Agência Espacial Brasileira) e Guto Carvalho (Instruct) compartilham suas experiências no setor público.

Gravado em 25/05/2017

Resumo

Instituições públicas são conhecidas por serem burocráticas e lentas. Desafios como a rotatividade das pessoas, os problemas culturais e as barreiras burocráticas impedem a aplicação da cultura DevOps nesse contexto?

Os convidados Adriano Vieira (Dataprev), Eduardo Santos (Agência Espacial Brasileira) e Guto Carvalho (Instruct) tem, juntos, mais de 50 anos de experiência sendo grande parte dessa trabalhando ou prestando serviço pro poder público. Eles compartilham suas experiências e dizem se DevOps é ou não aplicável no Governo.

Convidados

Adriano Vieira

Adriano Vieira é Assessor na Superintendência de Planejamento e Suporte na Dataprev. Foi líder de desenvolvimento do CACIC no Ministério do Planejamento e é um dos organizadores do DevOpsDays Brasília.

Eduardo Santos

Eduardo Santos é Tecnologista na Agência Espacial Brasileira. Foi Líder de Desenvolvimento do Portal do Software Público Brasileiro no Ministério do Planejamento e é Mestre em Engenharia de Software pela Universidade de Brasília.

Guto Carvalho

Guto Carvalho é CTO na Instruct, atuando como arquiteto e líder de times de automação e desenvolvimento de infraestrutura. Tem mais de 17 anos de experiência em gestão de infraestruturas governamentais e privadas.

Créditos dos arquivos audiovisuais

Sobre

O podcast 10deploys foi uma ideia do Fernando Ike (ops), que convidou Eriksen Costa (dev) para gravar um primeiro episódio e ver no que daria. Inicialmente chamado Na Estrada DevOps, o podcast é uma conversa quase formal. Poderia ser descrito como uma gravação de uma conversa qualquer que os apresentadores tem, rotineiramente, entre si.

Fernando Ike

Fernando Ike é CTO na Nuveo, startup que ajuda empresas a analisar documentos de forma automatizada via Inteligência Artificial. Possui mais de 20 anos de experiência, já foi Administrador de Sistemas e Gestor de TI em empresas públicas e privadas, liderando transformações ágeis. Também organiza o Meetup Docker São Paulo.

Eriksen Costa

Eriksen Costa é Gerente de Desenvolvimento na Cabify, solução de mobilidade urbana presente em 12 países. Como desenvolvedor de software com mais de 10 anos de experiência, ajudou times e organizações a reduzirem o tempo ao mercado, mesclando práticas do Lean, das metodologias ágeis, do Continuous Delivery e do movimento DevOps.