Episódio 003

Boas práticas para APIs REST

REST (REpresentational State Transfer) é um estilo arquitetural para criação de sistemas distribuídos sobre a web. Fabio Petrillo (Polytechnique de Montréal) explica as boas práticas no desenvolvimento de APIs REST e conta um pouco sobre sua pesquisa no tema.

Gravado em 24/04/2017

Veja a gravação do episódio no YouTube.

Resumo

REST (REpresentational State Transfer) é um estilo arquitetural para criação de sistemas distribuídos sobre a web. Definido por Roy Fielding na sua tese em 2000, as APIs REST se tornaram padrão por conta da simplicidade no seu desenvolvimento.

Fabio Petrillo (Polytechnique de Montréal) explica as boas práticas no desenvolvimento de APIs REST e conta um pouco sobre sua pesquisa no tema.

Convidado

Fabio Petrillo

Fabio Petrillo é professor de Qualidade de Software e de Arquitetura e Concepção Avançada de Software na Polytechnique de Montréal. Doutor em Ciência da Computação pela UFRGS, possui artigos e livros publicados na área de métodos ágeis, debugging, visualização de software e sistemas distribuídos.

Créditos dos arquivos audiovisuais

Sobre

O podcast 10deploys foi uma ideia do Fernando Ike (ops), que convidou Eriksen Costa (dev) para gravar um primeiro episódio e ver no que daria. Inicialmente chamado Na Estrada DevOps, o podcast é uma conversa quase formal. Poderia ser descrito como uma gravação de uma conversa qualquer que os apresentadores tem, rotineiramente, entre si.

Fernando Ike

Fernando Ike é CTO na Nuveo, startup que ajuda empresas a analisar documentos de forma automatizada via Inteligência Artificial. Possui mais de 20 anos de experiência, já foi Administrador de Sistemas e Gestor de TI em empresas públicas e privadas, liderando transformações ágeis. Também organiza o Meetup Docker São Paulo.

Eriksen Costa

Eriksen Costa é Gerente de Desenvolvimento na Cabify, solução de mobilidade urbana presente em 12 países. Como desenvolvedor de software com mais de 10 anos de experiência, ajudou times e organizações a reduzirem o tempo ao mercado, mesclando práticas do Lean, das metodologias ágeis, do Continuous Delivery e do movimento DevOps.